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Psicologia e marketing → Técnicas para atrair clientes!

Você sabia que a psicologia é a base do marketing? Isso se deve ao fato que um dos elementos-chave está em compreender o comportamento humano.

Este âmbito digital é muito mais eficiente que o cenário tradicional, pois a disponibilidade de produtos e serviços é extenso e diverso, e qualquer um pode ter acesso à eles.

No entanto, o principal foco das empresas que utilizam deste recurso está em encontra interessados em consumir, criando-se uma relação mais próxima entre ambas as partes.

Para entender mais sobre esta associação polissêmica, levantamos algumas características relevantes a serem consideradas. Confira:

Qual a relação da psicologia e marketing?

Nenhuma técnica de marketing será eficaz se não tiver uma compreensão da mente humana, dos desejos e necessidades individuais.

Afinal, a maioria das compras são baseadas em emoções e não por uma razão!

Em função disso, a psicologia entra em ação e lhe mostra com clareza, que deve procurar entender o seu público, suas dores e depois sim, mostrar que a sua solução vai resolver.

Tenha ciência que a maioria dos indivíduos que compõe o meio social não gostam de raciocinar e  grande parte das decisões é feito de uma forma automática e instintiva.

Conheça indicadores do comportamento humano

Listamos aqui, os principais conceitos da psicologia, isto é, do comportamento humano que tem influência direta no marketing:

  • Saiba Escutar: É muito importante deixar o cliente falar. Assim, ele sente há um interesse por ele;
  • Prova Social: No momento de indecisão, as ações e palavras de terceiros ajudam e influenciam muito na hora da providência;
  • Escassez: Quando um produto está acabando ou tem uma quantidade limitada disponível, o receio pode tomar conta de perder aquela oportunidade;
  • Autoridade: A psicologia explica que uma boa parte da população tendem a adquirir mais, quando percebem que uma determinada empresa é uma expert naquela área;
  • Reciprocidade: Quando alguém lhe oferece um serviço, por exemplo, a tendência é você retribuir. E no marketing, isso pode ser visto quando há oferta de um produto gratuito ou até mesmo descontos.
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Esses são alguns aspectos primordiais que devem ser reputadas na elaboração de estratégias, principalmente se o assunto é persuadir.

Lembre-se, que em uma jornada de ”purchase” a figura central é o cliente. Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental oferecer exatamente aquilo que ele está buscando.

Para que serve o marketing?

O marketing, faz uso de demasiados métodos com o objetivo de fidelizar e atrair clientes.

Há quem pense que o investimento em publicidade não seja tão pertinente para uma organização. Porém, este fator está totalmente integrado ao número de vendas que uma determinada companhia realiza.

No entanto, se o seu intuito é atingir uma maior satisfação para que haja um engajamento mais devotado de seus compradores, é essencial fazer todo o acompanhamento pós-venda.

Além disso, a possibilidade dele compartilhar com outras pessoas a sua experiência de compra, é muito alta, o que consequentemente ocasiona a expansão da sua marca ou loja!

Atrair Clientes

Poderíamos citar diversas formas de publicidade, mas vamos focar nos mais interessantes:

  • Valor agregado do produto: Mostre o conjunto de regalias que ele irá se beneficiar, caso optar por seu produto ou serviço;
  • Relação de confiança: Seja o mais autêntico possível e responda a todas as perguntas que lhe fizerem. Assim, é provável que passe uma credibilidade muito maior;
  • Conheça o que se está vendendo: A partir do momento em que há um conhecimento mais aprofundado de seu produto, torna-se muito mais fácil vendê-lo e alcançar seus objetivos;

É crucial observar a denotação das diferentes imposições que o consumidor dispõe-se, para que não perca o ensejo de vender e alavancar seu negócio.

Conclusão

Após reverenciar que a psicologia é o alicerce do marketing, é plausível fomentar que através dela, podemos assimilar os hábitos e costumes a favor do mercado.

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Portanto, interpretar com precisão este procedimento não é uma tarefa simples, isso porque é algo relativo, e deve ser analisado de acordo com a particularidade de cada setor.

Mas, com certeza existem estratégias que aprimoram a relação com seu público, como por exemplo, transmitir informações positivas que ajudam na tomada de decisões.

E lembre-se: seja transparente e entregue um bom atendimento, pois assim as chances de conquistar as pessoas é muito mais eficiente.